Oferenda
Chamamos de oferendas, rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferendar aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como, para homenagear e cultuar um Orixá. Cada Orixá tem seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários.
A oferenda nada mais é do que um ato de amor e fé. Deve ser feita com respeito e devoção. Em cada etapa de sua elaboração, desde a escolha da fruta que será oferecida ao mimo com a qual se corta, até a forma de apresenta-la, em um alguidar de barro ou em folhas diretamente no solo. O tempo que a oferenda fica arriada não importa, o que importa de verdade é o quanto do seu tempo e energia você depositou naquele ato.
Os Orixás são entidades que atuam entre o mundo humano e o divino. Para ter a proteção deles, primeiro é preciso acreditar e respeitá-los. Agir de acordo com as leis mais justas, fazer atos caridosos, respeitar a natureza e colocar o amor acima de tudo, em todas relações. São atitudes que, naturalmente, agrada divindades de todas as religiões. Mas há formas mais diretas de atrair favores destes mestres divinos que é através de oferendas.